Terça-feira, 2 de Outubro de 2007
Um pouco mais sobre Viana do Alentejo...

Olá novamente!

Hoje decidimos dar a conhecer um pouco mais da nossa vila: Viana do Alentejo.

Viana faz parte do distrito de Évora; é sede de um pequeno concelho que, para além da freguesia de Viana do Alentejo, abarca as freguesias de Aguiar e Alcáçovas.

 

 

Deixamos aqui alguma da história da Freguesia de Viana do Alentejo:

 

"É a sede do concelho e uma vila de extraordinária importância na história de Portugal. Situada entre Évora e Beja, desempenhou sempre um papel de destaque na defesa estratégica do nosso território. O seu nome inicial era curioso e denunciava a vizinhança geográfica -Viana a par d’Alvito.

O povoamento desta freguesia é muito remoto. O arqueólogo José Leite de Vasconcelos, que estudou o local nos inícios deste século, descobriu uma série de vestígios arqueológicos, que poderão ser atribuídos à época romana. Restos de cerâmica, algumas moedas e mesmo uma necrópole romana com as respectivas inscrições nas cercanias do local onde se encontra hoje o santuário dedicado a N.ª Sr.ª d’Aires. Aliás, o próprio lugar de Paredes parece querer indicar que ali existiu algum tipo de muros, muito provavelmente castrejos. Alguns autores, são da opinião que este templo cristão sucedeu directamente a uma ermida do paganismo hispano-romano.

Devastada pelas algariadas mouriscas, a vila foi repovoada no século XIII por D. Gil Martins e sua mulher, D. Maria Anes. Em 1269, encontramos um documento sobre a vila, em que D. Martinho, Bispo de Évora, reconhecia ter direito apenas a um quarto dos dízimos da "igreja de Fochem". Por morte de D. Gil Martins e sua mulher, passou Viana do Alentejo para a posse do seu filho, D. Martim Gil de Sousa, conde de Barcelos.

Foi no reinado de D. Afonso III que lhe foi concedida a primeira carta de foral, mais tarde renovada por D. Dinis (1321) com privilégios iguais aos de Santarém. Foi também D. Dinis que lançou as bases para a construção do seu castelo, iniciada em 1313, e a elevou à categoria de vila. Fazia parte do seu termo Alvito, Vila Nova, Vila Ruiva e Malcabron. Os seus moradores recebiam 1000 libras de ajuda para levantarem as muralhas. A extensão do termo de Viana durante o reinado de D. Dinis era muita significativa, já que ia até Vila Alva, na época Malcabron, que se encontra actualmente no concelho de Cuba."

 

Retirado do site da Câmara Municipal de Viana do Alentejo

 

Por agora deixamos esta informação; mais tarde iremos mostrar um pouco mais sobre Viana do Alentejo. Aqui fica o link do site da Câmara Municipal que pode e deve consultar para uma nova e mais aprofundada visão da nossa vila e do nosso concelho:

http://www.cm-vianadoalentejo.pt/modules/inicio/

 

 

Até depois!



publicado por Viana Criativa às 12:24
link do post | favorito

De Filipe Teixeira a 2 de Outubro de 2007 às 13:01
Porque será que sinto o suave aroma de plágio no ar?


De Diogo Grosso a 15 de Outubro de 2007 às 21:34
Sr. Teixeira a fonta está lá.
Deixe os estudantes trabalharem em paz!

Continuem amigos ;)


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim
.Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
23
24
25
26

27
28
29
30


.posts recentes

. Uma semana agitada por cá...

. Entertenimento

. O regresso...

. Planos...

. Sugestão para o Fim de Se...

. Ponto de Situação

. Entrevista à pessoa misté...

. Na próxima semana vamos.....

. Estamos vivos!

. Divulgação do Projecto (I...

.arquivos

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.links
.pesquisar
 
blogs SAPO
.subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub